Boas Vindas

sexta-feira, 8 de abril de 2011




Ser professor hoje é um desafio e despertar a curiosidade dos alunos é um dos maiores desafios que enfrentamos, tendo em vista a grande quantidade de informações a que eles tem acesso. Sendo assim, precisamos dinamizar cada vez mais nossas aulas, buscando levar os alunos a participar efetivamente das aulas, através de questionamentos e incentivo à leitura.
Desenvolver e despertar o interesse do aluno requer do professor uma prática interativa, no entanto os sistemas representações culturais são desafiadores para o professor que em muitos casos não tem formação específica e isto prejudica tanto o ensino quanto a aprendizagem.
Pensamos que uma forma do professor despertar o interesse do aluno é a interação, contudo esta prática não é tarefa fácil, se pensarmos que o professor não é o mais o detentor do saber, mas apenas mediador do conhecimento. Mas se buscarmos conhecer nossos alunos, com suas particularidades, as possibilidades se intensificam. Desta forma devemos pensar nas várias formas de “ensinagem”, tais como o teatro, a contação de histórias, leitura dirigida, e claro a utilização das TIC, e estas deverão ser utilizadas numa perspectiva inovadora e cabe ao professor procurar se informar e se formar.
Temos assim que o conhecimento é o elemento norteador das nossas ações enquanto professor e na vida de modo geral.

Grupo Inovação
Aparecida de Fátima Liberal
Eliene Antônia Silva
Evani Rodrigues da Luz
Marcia Helizene de Deus Sainça
Maria Onicia de Oliveira
Silvania Maria Rosa
Tatiane Domingues Frazão Carrijo Campos

2 comentários:

  1. ser um bom professor é acreditar que o melhor estar por vim ....
    professor é ser a palavra chave para o desevolvimento de um aluno

    ResponderExcluir