Boas Vindas

sexta-feira, 8 de abril de 2011


PROFESSOR X MEDIADOR

Todo professor deve ter compromisso com aquilo que realiza, portanto até mesmo de forma indireta ele desperta curiosidade de seu educando; o professor deve ser um norteador e um orientador do conhecimento deixando as ideias dos educandos fluirem de forma aleatória e com grande entusiasmo fazendo com que as aulas sejam interessantes e participativas.

O professor de antigamente era tido como o centro das atenções, aquele que obtinha um conhecimento pronto e acabado, sem preocupar com aquilo que os alunos tinham a oferecer, com o passar do tempo a sociedade foi se modificando constantemente e a escola tentando sempre acompanhar essas devidas mudanças com estudos e aperfeiçoamentos nas realizações das aulas, trazendo a realidade dos alunos para a escola fazendo com que haja motivação e interesse em participar das atividades propostas da escola dentro de um parâmetro curricular que deve ser respeitado porém dentro de uma certa flexibilidade.

A prática interativa dentro da escola deve sempre acontecer, de forma amigável e respeitosa cumprindo normas, deveres e conhecendo seus direitos. É necessário que o professor seja interativo e participativo em todos os acontecimentos escolares.

Nós seres humanos somos produtores e receptores de conhecimento e a cada experiência que temos é viável para acrescentar nossas ideias naquilo que estamos vivenciando dentro do âmbito escolar e fazer reflexões de conhecimentos tragos pelos alunos, sabendo filtrar o que é realmente necessário dentro de uma sala de aula que irá ser necessário para o aprendizado do educando. Nos dias atuais, as informações estão a todo vapor, e muitos de nossos educandos estão ligados nessas transmissões o tempo todo, e muitos de nós professores não temos tempo nem mesmo para ouvir ou até mesmo pesquisar algumas informações, e com a união essas informações são transmitidas, contendo uma certa humildade por parte do professor que deve ter consciência de que também é um grande aprendiz dentro do ambiente escolar.

A sociedade em que estamos inseridos exige dos professores certa qualificação para adequar as tecnologias em suas aulas, pois a escola é uma parte integrante da mesma. A escola deve buscar maneiras para ser criativa e organizada para trazer essas tecnologias para suas aulas, pois as crianças de hoje já estão utilizando essas tecnologias em casa com mais frequência, às vezes mais do que o próprio professor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário