
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
Aspecto Histórico

A origem desta escola se deu nos anos de 1976, quando houve, através da Lei Municipal 384, de 28 de dezembro de 1976, autorização para a aquisição do patrimônio da Companhia Nacional de Educandários da Comunidade, CNEC, sendo que posteriormente houve mudança de nome para Escola Municipal de 1° Grau Modelo, graças a Lei Municipal n° 452, de 10 de fevereiro de 1980.
A Escola Municipal de primeiro grau “Rivaldo Santana Sampaio” instituição educadora, teve a modificação de seu antigo nome por sugestão e apresentação de projeto de Lei, da lavra do saudoso vereador Dr. Aziz Esber Bittar, em 1° de agosto de 1989, que na justificativa do projeto assim escreveu: “Como legisladores, devemos homenagear e prestar agradecimentos aos nossos educadores e a quem sempre lutou em prol do saber cultural. O homenageado, grande educador, foi sempre um batalhador pela cultura, desempenhando seu papel com maestria, tentando com isto, aumentar o saber de nossa população. Sei da compreensão dos Nobres Colegas e de sua Excelência, o Prefeito Municipal, e aproveito a oportunidade para endereçar-lhes minhas expressões de sincera admiração e real consideração”.
Transformado, através de votação unânime na Câmara Municipal, seguiu para a sanção o Autógrafo de Lei, que posteriormente, sancionado, transformou em Lei Municipal, eternizando o nome da escola e homenageando o educador Rivaldo Santana Sampaio, gesto este, extensivo aos seus familiares, ainda residentes e pioneiros de nossa cidade.
Mais tarde, apreciando o projeto de Lei n° 58, de 04 de dezembro de 1989, que autoriza o Chefe do Poder Executivo Municipal a fazer contrato de empréstimo na modalidade de comodato com a Associação Cultural de Ensino Superior de Rubiataba das dependências da Escola Municipal “Rivaldo Santana”, os senhores Edis, entenderam que na forma que estava o projeto, a rede Municipal de ensino poderia vir a ser prejudicada, rejeitaram o projeto nas comissões temáticas da Câmara Municipal e imediatamente, o Senhor Prefeito Municipal substituiu o projeto, permanecendo a mesma numeração e mesma data, que, depois da apreciação, foi transformado em Lei Municipal, cuja informação que vale ressaltar, é que o prazo do comodato seria por 05 (cinco) anos, podendo ser prorrogado.
Nascia neste momento o embrião que mais tarde iria se transformar na Faculdade de Ciências e Educação de Rubiataba, FACER.
A nomeação da direção da escola é feita pela administração pública. Segue abaixo os gestores que fizeram e fazem parte da história dessa instituição Escola Municipal Rivaldo Santana Sampaio e seus respectivos períodos de atuação.
Zélia Marçal Nogueira – 1980 a 1982
Neiva Erenice Franco Portilho Alves – 1983 a 1987
Marizete das Graças Nunes Brandão – 1988
Benedita Lourenço de Morais Rezende – 1989 a 1990
Neuza Helena Pereira Gonzaga Peres – 1991 a 1996
Maria Helena Alves e Silva – 1997 a 2000
Neiva Maria Pereira Soares – 2001 a 2004
Ivany de Barros Rolim Azarias – 2005 a 2006
Ednéia Maria de Oliveira Santos – 2007 a 2008
Ivany de Barros Rolim Azarias – 2009 a ..
segunda-feira, 7 de junho de 2010
Acenda a fogueira do seu coração que a festa já vai começar!

E aí pessoal? Estão preparados para a festa Junina? O nosso arraial já esta prontinho, tem história, música, dança, pescaria, brincadeiras e, é claro, muita comida gostosa!
Será realizado na Escola Municipal Rivaldo Santana Sampaio no dia 11 de junho de 2010 às 19 horas.
Contamos com a sua presença.
segunda-feira, 19 de abril de 2010
19 de Abril - Dia do Índio

Somos filhos da terra cor de urucum.
Dos sons do igarapé e da força do jatobá.
Das águas do Araguaia, do Tapajós, do Iguaçu.
Somos filhos do sol de Kuaray, da lua de Jaci.
E da chuva que semeia o guaraná, a pitanga e o aipim.
Somos filhos dos mitos.
Do uirapuru e seu canto, do vento e do pranto.
Guerreiros, fortes, sábios.
Somos Ianomânis, Guaranis, Xavantes, Caiabis.
E o que somos nunca deixaremos de ser.
Uma homenagem para o dia 19 de abril o Dia do Índio. Abraços.
Autora: Zeli Poa
(Jornal Zero Hora)
terça-feira, 6 de abril de 2010
sexta-feira, 19 de março de 2010
Projeto Brincando de Poesia
A poesia
Eu fiz muitas Poesias
Puis tudo que eu sabia
Eu tinha muita sabedoria
Meu pai me ajudava a fazer muitas poesias.
Minha mãe era escritora
E minha avó era amadora
Meu tio era escritor
E meu avô era Locutor.

A Água
Água fonte divina
Água maravilhosa da vida
Água doce sabor
Água suave licor
Quando penso na água
Penso no amor
Pois viver sem água
É sofrer na dor
Se temos água
Temos tudo
Se não a temos
Não vivemos

A Escola
A escola é muito boa muito boa
muito boa pra estudar
tem muitas professoras
todas boas pra ensinar
Eu ando muitos quilômetros
até na escola chegar
aprendo muitas coisas por isso
não posso faltar
Vou correndo pra escola 1 hora
tem que chegar
faço todas as tarefas pra
3 horas eu lanchar.

Mulher
Mulher divina e graciosa
Mulher batalhadora
Mulher linda, feliz e amada por todos
Mulher mãe, esposa e amiga
Mulher inteligente e educada.
Todas essas qualidades se
resumi em uma só pessoa que
sempre lutou para ajudar
a sua família que se chama mulher.

O Circo
Hoje é sábado é dia de diversão depois de uma semana de muito estudo e muita redação. Vou mim divertir no circo onde o palhaço pimpão faz cambalhotas e meche seu bundão.
No circo encontro meus amigos e vira só diversão. Compramos pipoca, algodão-doce e balão para mais alegria na apresentação dos anões, da bailarina, e do palhaço pimpão.
Quantas trapalhadas, quantas cambalhotas que o palhaço pimpão faz, ele si apresenta com toda perfeição, e faz a platéia rir de montão.
A noite foi grandiosa e termina com um Adeus de todos os palhaços anões e bailarina e mágicos que fizeram grandiosa a noite, e assim foi um final de semana cheio de alegria e diversão, com o palhaço pimpão.

quinta-feira, 18 de março de 2010
MEMORIZAÇÃO: Dicas para acelerar a aprendizagem
2 - Divida o tempo que você vai gastar na leitura, em blocos de no máximo 6 minutos. Enquanto lê, vá circulando as informações importantes e ligando-as por setas coloridas. Como se estivesse "brincando de estudar";
3 - A cada 6 minutos, pare uns 2 minutos. Levante-se, ande um pouco, converse com alguém. Só depois continue a leitura;
4 - Não se preocupe em memorizar nada. Isso só fará aumentar sua tensão. Simplesmente vá lendo e circulando as informações importantes.
5 - A cada meia-hora, pare por uns cinco minutos. Dê uma relaxada.
6 - Recomece voltando ao início, passando os olhos pelas informações assinaladas e vá fazendo (numa folha de papel branco) um mapa mental. Faça o mais colorido e expressivo que puder. A qualidade do seu desenho vale pouco; o que vai valer é o ato de "desenhar as informações". Isso facilitará muito o trabalho da memória.
7 - Cole esse mapa na sua mesa ou na parede. Deixe-o lá por alguns dias e dê uma passadinha de olhos nele sempre que puder, porém, bem naturalmente.
8 - Se pretende continuar lendo por mais de meia-hora, divida o tempo em blocos assim como descrito acima.
9 - Não ultrapasse duas horas contínuas de leitura. Lembre-se que nosso cérebro esgota com facilidade quando submetido muito tempo a uma mesma operação. Se, contudo, for muito necessário, a cada duas horas dê uma paradinha de 15 minutos; ouça música, tome um suco, divirta-se um pouquinho.
10 - Lembre-se de que "correr para aprender" não é "acelerar a aprendizagem".
quinta-feira, 11 de março de 2010
terça-feira, 9 de março de 2010
Esporte é Saúde
No texto abaixo será explicado com mais detalhes os benefícios da prática regular de exercícios físicos. Você verá que problemas físicos e até problemas mentais podem ser solucionados (ou no mínimo amenizados) com a prática de esportes.
Auto-estima: A prática regular de exercícios aumenta a confiança do indivíduo.
Capacidade Mental: Pessoas ativas apresentam reflexos mais rápidos, maior nível de concentração e memória mais apurada.
Depressão: Pessoas com depressão branda ou moderada, que praticam exercícios de 15 a 30 minutos em dia alternados, experimentam uma variação positiva do humor já após a terceira semana de atividade.
Doenças Crônicas: Os sedentários são duas vezes mais propensos a desenvolver doenças cardíacas. A atividade física regula a taxa de açúcar no sangue, reduzindo o risco de diabetes.
Envelhecimento: Ao fortalecer os músculos e o coração, e ao amenizar o declínio das habilidades físicas, os exercícios podem ajudar a manter a independência física e a habilidade para o trabalho, retardando o processo de envelhecimento.
Sono: Quem se exercita “pega” no sono com mais facilidade, dorme profundamente e acorda restabelecido.
Stress e Ansiedade: A atividade física libera os hormônios acumulados durante os momentos de stress. Também funciona como uma espécie de tranqüilizante natural – depois do exercício a pessoa experimenta uma sensação de serenidade.