Boas Vindas

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Aspecto Histórico



A origem desta escola se deu nos anos de 1976, quando houve, através da Lei Municipal 384, de 28 de dezembro de 1976, autorização para a aquisição do patrimônio da Companhia Nacional de Educandários da Comunidade, CNEC, sendo que posteriormente houve mudança de nome para Escola Municipal de 1° Grau Modelo, graças a Lei Municipal n° 452, de 10 de fevereiro de 1980.

A Escola Municipal de primeiro grau “Rivaldo Santana Sampaio” instituição educadora, teve a modificação de seu antigo nome por sugestão e apresentação de projeto de Lei, da lavra do saudoso vereador Dr. Aziz Esber Bittar, em 1° de agosto de 1989, que na justificativa do projeto assim escreveu: “Como legisladores, devemos homenagear e prestar agradecimentos aos nossos educadores e a quem sempre lutou em prol do saber cultural. O homenageado, grande educador, foi sempre um batalhador pela cultura, desempenhando seu papel com maestria, tentando com isto, aumentar o saber de nossa população. Sei da compreensão dos Nobres Colegas e de sua Excelência, o Prefeito Municipal, e aproveito a oportunidade para endereçar-lhes minhas expressões de sincera admiração e real consideração”.

Transformado, através de votação unânime na Câmara Municipal, seguiu para a sanção o Autógrafo de Lei, que posteriormente, sancionado, transformou em Lei Municipal, eternizando o nome da escola e homenageando o educador Rivaldo Santana Sampaio, gesto este, extensivo aos seus familiares, ainda residentes e pioneiros de nossa cidade.

Mais tarde, apreciando o projeto de Lei n° 58, de 04 de dezembro de 1989, que autoriza o Chefe do Poder Executivo Municipal a fazer contrato de empréstimo na modalidade de comodato com a Associação Cultural de Ensino Superior de Rubiataba das dependências da Escola Municipal “Rivaldo Santana”, os senhores Edis, entenderam que na forma que estava o projeto, a rede Municipal de ensino poderia vir a ser prejudicada, rejeitaram o projeto nas comissões temáticas da Câmara Municipal e imediatamente, o Senhor Prefeito Municipal substituiu o projeto, permanecendo a mesma numeração e mesma data, que, depois da apreciação, foi transformado em Lei Municipal, cuja informação que vale ressaltar, é que o prazo do comodato seria por 05 (cinco) anos, podendo ser prorrogado.

Nascia neste momento o embrião que mais tarde iria se transformar na Faculdade de Ciências e Educação de Rubiataba, FACER.

A nomeação da direção da escola é feita pela administração pública. Segue abaixo os gestores que fizeram e fazem parte da história dessa instituição Escola Municipal Rivaldo Santana Sampaio e seus respectivos períodos de atuação.

  • Zélia Marçal Nogueira – 1980 a 1982

  • Neiva Erenice Franco Portilho Alves – 1983 a 1987

  • Marizete das Graças Nunes Brandão – 1988

  • Benedita Lourenço de Morais Rezende – 1989 a 1990

  • Neuza Helena Pereira Gonzaga Peres – 1991 a 1996

  • Maria Helena Alves e Silva – 1997 a 2000

  • Neiva Maria Pereira Soares – 2001 a 2004

  • Ivany de Barros Rolim Azarias – 2005 a 2006

Ednéia Maria de Oliveira Santos – 2007 a 2008

  • Ivany de Barros Rolim Azarias – 2009 a ..

Nenhum comentário:

Postar um comentário